Compartilhando trajetórias
O Território do Desenvolvimento surgiu espontaneamente por meio de conversas entre a psicóloga Ana Beatriz Chamati e o psiquiatra Mauro Victor de Medeiros Filho, quando descobriram que compartilhavam o interesse por se aprofundar em temas relacionados à saúde mental de crianças e adolescentes e, consequentemente, melhorar a qualidade do tratamento oferecido a esses pacientes.
A troca de visões de mundo entre psicologia e psiquiatria gerou o início de um projeto valioso, quando ambos perceberam o quanto a integração de conhecimentos ampliava a compreensão de fenômenos comportamentais humanos.
Dentre tantas descobertas, nasceu o desejo de compartilhar essa experiência.
Logo o projeto ganhou forma e os dois profissionais assumiram a missão de promover o conhecimento em saúde mental na infância, adolescência e idade adulta. O objetivo principal? Melhorar a qualidade das relações humanas.
Bia e Mauro começaram a construir aulas, organizar conversas com diferentes grupos, realizar cursos e produzir material para divulgar a psicologia desenvolvimental e a psiquiatria da infância e adolescência.
Hoje, o Território do Desenvolvimento é um projeto de educação consolidado que divulga o conhecimento científico na área de saúde mental infantil para pais, professores e profissionais da área de saúde.
A qualidade e a seriedade desse trabalho têm raízes nos valores essenciais que norteiam seus profissionais: o compromisso com a ciência, a ética, a integração de múltiplas áreas do conhecimento científico, a curiosidade, o pensamento crítico, o conhecimento do contexto histórico e diferentes culturas dos pacientes, e qualidade e seriedade nas relações interpessoais.
Neste site, você descobrirá um pouco mais sobre os domínios de conhecimento que permeiam este projeto.